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PRODUTOS INOVADORES E SEUS NOVOS CONSUMIDORES

PRODUTOS INOVADORES E SEUS NOVOS CONSUMIDORES

Cada consumidor possui um processo individual para decidir se será ou não usuário frequente de um produto inovador. O início do uso de um produto inovador e a sua fidelização não é obtida de um dia para o outro, contudo, é possível identificar quais são os consumidores que estão abertos ao uso desses produtos inovadores através dos seguintes situações.

As inovações, por si só, demoram algum tempo para serem inseridas no contexto social, pois, muitos consumidores são resistentes a saírem de sua zona de conforto, a quebrar paradigmas e a experimentar novas situações. O processo de uso de um produto inovador pelos consumidores está centrado em atingir esse novo cliente no momento em ele ouve falar de inovação até o momento em que ele decida efetivamente ser possuidor do produto inovador e comprovar o diferencial que está sendo oferecido.

De acordo Kotler e Lane (2006), os consumidores atravessam cinco etapas durante o processo de adoção de um produto inovador:

·        Consciência: o consumidor se torna consciente de que o produto é inovador, mas não tem a informação necessária a respeito;

·        Interesse: o consumidor tem interesse em procurar informação sobre a inovação;

·        Avaliação: o consumidor considera se vale ou não a pena experimentar o produto inovador;

·        Prova: o consumidor prova o produto inovador para comprovar o valor da inovação;

·        Adoção: o consumidor decide fazer uso pleno do produto inovador.

Ainda segundo Kotler e Lane (2006), existem dois fatores gerais que influem no processo de adoção de um produto inovador pelos consumidores:

1.   Disposição para provar os produtos inovadores, neste caso, o nível de aceitação pessoal é o grau em que uma pessoa adota as ideias inovadoras em um prazo relativamente menor em comparação com outros membros do sistema social.

As pessoas podem ser classificadas nas categorias de adoção apresentadas na figura 4.4. À medida que o tempo passa, vai aumentando o número de pessoas que adota a inovação. Os grupos possuem características diferentes, conforme abaixo:

·        Inovadores: normalmente, são pessoas apaixonadas por inovação, adoram provar produtos novos e estudar sua complexidade. Costumam ser voluntários para realizar testes de mercado;

·        Aderentes iniciais: são líderes de opinião, estão em busca constante por novos produtos, sobretudo aqueles que oferecem vantagens competitivas. São menos sensíveis ao preço e são mais vulneráveis a adotar um novo produto a partir de características personalizadas e serviços;

·        Maioria precoce: constitui-se por peritos que refletem e adotam os novos produtos quando estes demonstram suas verdadeiras vantagens e quando já estão inseridas no mercado, com a aceitação de um número significativo de consumidores. Esta categoria forma a demanda principal;

·        Maioria tardia: fazem parte os consumidores que, além de conservadores, são céticos a novos produtos, não gostam de risco e não são sensíveis ao preço;

·        Atrasados: têm as tradições muito marcadas, resistem à mudança e à inovação, cedem apenas quando se dão conta de que sua postura já não tem justificativa e o mercado estão usando o produto em seu cotidiano.

Neste fator, a influência pessoal é um efeito significativo para que uma pessoa consiga convencer a outra, em determinadas situações, para a decisão de compra.

2.   Características da inovação:

Os produtos inovadores devem consideram cinco características que podem influenciar na sua adoção, podendo levar mais tempo ou não para se inserirem no mercado:

·        Vantagem relativa: é o grau em que a inovação é aparentemente superior à dos produtos existentes. Quanto maior for a vantagem relativa percebida pelo consumidor, mais rápido o produto será adotado;

·        Compatibilidade: quando o grau de inovação se ajusta aos valores e experiências dos consumidores;

·        Complexidade: dificuldade no uso ou na compreensão do novo produto;

·        Divisibilidade: possibilidade de testar o produto de forma limitada;

·        Comunicabilidade: os resultados favoráveis de uso são observáveis e descritíveis.

Abaixo, segue um exemplo de um produto inovador no Brasil.

Outras características que podem influenciar na adoção do produto inovador são o custo, a incerteza, a credibilidade e a aprovação social.

Bibliografia:

KOTLER, P e LANE K. (2006). Dirección de marketing. México: Pearson Education.

https://www.linkedin.com/pulse/produtos-inovadores-e-seus-novos-consumidores-marcelo-garcez-lopes/, acesso em 30/11/17.